Se ter que se expressar em inglês já é um pesadelo pra muita gente, imagina ter o seu speaking avaliado, em um exame internacional?
É um misto de emoções que podem te levar do extremo do silêncio total ao extremo da metralhadora de frases sem sentido, que você só percebe ter dito quando sai da frente do avaliador. Tarde demais.
Você quer o ponto de equilíbrio entre esses extremos.
Estudar para a parte de Speaking, principalmente quando se tem pouco tempo, é um desafio, que depende da dedicação do candidato. A orientação de um professor é importante, mas como é difícil manter o contato diário com ele, vou compartilhar com você as dicas de estudo que dou para os meus alunos.
1) Organize os pensamentos com um mapa mental. Use as Wh- question words para te ajudar.
Depois de interpretar a tarefa pedida, rascunhe um mapa mental. No centro, escreva o assunto principal. Ao redor dele, as palavras chave que te ajudarão a responder à questão, organizadas na ordem em que você pretende falar. Perguntas como QUEM (WHO), ONDE (WHERE), QUANDO (WHEN), e as demais question words podem ajudar muito na organização dos seus pensamentos. Memorize as palavras chave.
2) Busque a incidência das palavras combinadas
Temos a tendência natural de pensar em português e traduzir para o inglês. Por isso, assim que você pensar nas frases para responder a tarefa (em média 10 frases), cheque se as expressões e palavras combinadas são usadas da forma como pensou. Você pode usar o site do dicionário linguee.com.
3) Escreva o texto e cheque a pronúncia
Escreva o seu discurso do jeito como você pretende falar, não esqueça dos conectivos entre as frases, pois isso demonstra o domínio do idioma. Acesse o site tophonetics.com, cole o seu texto no campo em branco, escute e repita. Preste atenção nos sons das palavras e tente reproduzi-las da forma mais fiel.
4) Prepare o seu cronômetro e pratique
Mantenha em mente as palavras chave do seu discurso para não se perder nem ser redundante. Grave a sua fala, respeitando o tempo de resposta para cada tarefa (no caso do Toefl, 45 segundos para tarefa independente, 60 segundos para tarefa integrada). Escute o áudio, conserte o que não estiver bom, grave de novo.
O sucesso vem através do treino e você vai conseguir perceber a sua evolução. Persista!
Comments